Marx, Friedrich Engels, até outros pensadores, como Lenin, Stalin, Leon Trotski, Rosa Luxemburgo, Antonio Gramsci Georg Lukács ou Mao tse-tung. Dessa maneira, é preciso comentar de marxismo, como uma corrente do raciocínio humano. O marxismo está associada, principalmente, ao conjunto de movimentos políticos e sociais que surgiram no decorrer do século XX, entre os quais se destacaram a Revolução russa, a Revolução chinesa e a Revolução cubana. Pra esses movimentos sociais o nome justo é “comunismo” ou “socialismo”.

É incorreto pôr esses movimentos como sinônimo de “marxismo”, pelo motivo de nem todo o teu componente humano nem ao menos toda a tua doutrina política foi baseada no marxismo como tal. O quarto ponto central do padrão teórico marxista é o conceito de “comunismo”, o qual é uma teórica e utópica nação humana, que não podes ultrapassar os limites da nação capitalista, fundada na exploração humana.

Engels, cunhou o termo socialismo científico para identificar entre o marxismo e as correntes socialistas anteriores englobadas por ele perante o termo socialismo utópico. Bem como se emprega o termo socialismo marxista para citar-se às idéias e propostas específicas do marxismo dentro do quadro do socialismo.

Um exemplo disso foi o assalto (assalto) de terras a indígenas e camponeses pra instalação de agroindústrias e projetos mineiro-energéticos. Marx considera que cada povo tem suas particularidades e, assim sendo, as medidas para fornecer aos trabalhadores meios de geração conseguem ser diferentes, e que no princípio parecerá que não são suficientes. Marx teve grandes influências filosóficas, a de Feuerbach, que lhe disponibilizou e ponderou que sua visão materialista da história, e a de Hegel, que inspirou Marx pra aplicação da dialética, o materialismo.

Mesmo que para o seu serviço de tese de doutorado escolheu a comparação de dois grandes filósofos materialistas da antiga Grécia, Demócrito e Epicuro, Marx neste instante havia feito teu o processo hegeliano, a sua dialética. Já em 1842, elaborou tua Crítica da filosofia do direito de Hegel a partir de um ponto de vista materialista.

  • 1 A senhora Hipopótamo
  • 4 Mundos virtuais e o Setor de Saúde
  • Instituto Politécnico Nacional (IPN)
  • doze Ponto de visão neutro
  • Licenciado em Finanças para não financeiros
  • Cervejaria Padrão de México, Cidade do México (montada em 1925)

Todavia, no começo da década de 1840, outra enorme intervenção filosófica fez efeito em Marx, a de Feuerbach, particularmente com sua obra A essência do cristianismo. Tanto Marx como Engels abraçaram a crítica materialista de Feuerbach ao sistema hegeliano, ainda que com outras reservas.

de Acordo com Marx, o materialismo feuerbachiano era inconsequente em alguns estilos, desse jeito o chama de “contemplativo”. É nas Teses a respeito de Feuerbach (Marx, 1845) e A ideologia alemã (Marx e Engels, 1846), onde Marx e Engels, ajustam suas contas com tuas influências filosóficas e estabelecem as premissas pra geração materialista da história. O primeiro trabalho, empreendido para definir as perguntas que me invadiram, foi uma revisão crítica da filosofia hegeliana do justo, trabalho cuja introdução apareceu em 1844, nos Anais franco-germânicos, que foram publicados em Paris.

Categorias: Negócios