Na literatura sobre administração de corporações, dos conceitos: gestão do discernimento e capital intelectual, se tornaram um centro de interesse essencial. A atenção que acumulam não só se reflete nas publicações acadêmicas, porém assim como o crescente número de congressos e blogs especializados, como esta de em posts e galerias publicados em revistas e periódicos importantes a respeito estes focos. Por intermédio da consulta sucessiva para os motores de busca Google e o Excite, identificou-se a princípio 132 websites com referências bibliográficas relacionadas com o foco objeto de estudo. Depois de uma nova revisão, com o propósito de selecionar aqueles trabalhos, cuja forma de apresentação fora útil aos fins de ensino do presente artigo, foram selecionados por volta de 20 contribuições com livre acesso ao texto completo.

Estes trabalhos continham os elementos teóricos, práticos e ilustrativos necessários pros objetivos pré-acordados. As expressões chaves utilizadas foram: gestão do entendimento, capital intelectual e modelos de medição de capital intelectual, em idioma inglês e espanhol. Para o conhecimento dos trabalhos selecionados, foram muito úteis os ensinamentos adquiridos ao longo do módulo introdutório do curso de Gestão de Fato em Saúde na sua segunda versão, ministradas pelo MsC Adriano Coutín.

O enorme estímulo da gestão do conhecimento é o discernimento propriamente dito não poderá ser administrado como tal. Só é possível gerir o recurso e o espaço pra criação de conhecimento. Devolver às pessoas a capacidade de reflexionar e autoorganizarse será o enorme passo, quando se acredita que as pessoas carregam dentro, intrinsecamente, a inteligência de aprimorar e fazer coisas recentes.

A organização do discernimento é uma corporação repensada onde existe liderança, convicção nas pessoas, tudo o que se reflete em sistemas avançados de formação, motivação, remuneração, etc., O capital intelectual não é um termo novo, entretanto que tem estado presente desde o instante em que o primeiro vendedor estabeleceu uma bacana ligação com um cliente. Mais tarde, foi denominado como fundo de comércio. Contudo, ao longo das duas últimas décadas tem acontecido uma explosão em estabelecidas áreas técnicas chaves, incluindo os meios de comunicação e das tecnologias da fato, que têm fornecido novas ferramentas para a construção de uma economia global.

Diversas delas trazem privilégios intangíveis que imediatamente é difícil compreender a sua existência, todavia que antes não existiam, até o ponto em que a organização não podes funcionar sem elas. Existem diferentes definições pro capital intelectual. Steward, define o capital intelectual como o material intelectual, o conhecimento, a informação, a propriedade intelectual e a experiência, que poderá ser usado para gerar valor.

  • 1 Padrão PR
  • Outros aspectos
  • Opção “Sim”: 23 (51,11 %)
  • 2 O primeiro turista espacial
  • “Ulalume” (1847)
  • cinco Rimac Seguros
  • Colcombet, E. A arte de investir

É a força cerebral coletiva. É difícil de reconhecer, e ainda mais de repartir eficazmente. Entretanto quem as acha e explode, triunfa. O mesmo autor diz que pela nova era, a fortuna é objeto do entendimento. É claro que existe um capital que ninguém se preocupa em verificar e que ninguém informa dentro da organização, porém que, deixe-me dizer, tem um valor real. Identificar e verificar o capital intelectual (ativos intangíveis) tem como finalidade converter-se em notório um ativo que gera valor pela organização. Dito de forma diferente, o capital intelectual é um conceito quase contábil. A idéia é implementar modelos de medição para os ativos intangíveis, habitualmente denominados modelos de medição do capital intelectual.

O defeito destes modelos é que esses intangíveis, não podem ser avaliadas por unidades de quantidade uniformes e, dessa forma, não pode ser uma contabilidade de intangíveis pontualmente falada. De qualquer maneira, a medição do capital intelectual, permite criar uma imagem aproximada do valor dos intangíveis de uma organização. O divertido é indicar se os ativos intangíveis da organização melhoram ou não (se apresentam uma tendência positiva).

O capital intelectual podes ser dividido em categorias. Para Edvinsson e Malone, compreende o capital humano, estrutural, clientela, organizacional, inovação e processo. Pra Steward, o capital humano, estrutural e do cliente. O capital intelectual podes ser medido. Estes 2 indicadores elaboraravam um sistema de medidas: o índice FLINK, criado por esta corporação. Pois, em cada uma destas áreas, formulam-se as metas e os objetivos estratégicos organizacionais. Geração de um aparelho e uma entrevista aos trabalhadores. Pra colocação desse indicador, Skandia contratou os serviços externos do Instituto Sueco de Procura de Posição Pública, que realizou a busca para os trabalhadores. Apesar das diferenças que apresentam os modelos referidos, existem semelhanças entre eles: o valor de mercado, os activos intangíveis e activos tangíveis.

Neste momento, o desenvolvimento e a medição do capital intelectual é um fenômeno respectivo do primeiro universo, de países com alto desenvolvimento econômico. Algumas empresas, como a Celemi da Suécia,dezoito a American Airlines e a American Express, são paradigmas de sua aplicação.

As ações da Europa, pra seu ingresso no século XXI, por cima de suas diferenças passadas e presentes, baseiam-se na unidade econômica e política bem sucedida e a importancia que fornece ao endurecimento de teu capital intelectual. Nos últimos quarenta anos, a Europa tem assentado as bases de uma infra-estrutura econômica, intelectual e social que lhe permita entrar no novo século, como uma potência que disputará a supremacia das economias norte-americanos do bloco oriental.

Categorias: Negócios