A História da medicina geral em Portugal, está documentada desde a Idade Média até a atualidade; e é uma cota da História da medicina. Estuda os conhecimentos, habilidades e infraestrutura sanitária a que fazem os médicos de família ao longo do tempo em Portugal.
O médico geral, como herdeiro direto do xamã da tribo, foi somando saberes e habilidades de modo regrada para atingir, no século XIII, o título de “físico”, no Foro Real promulgado por d. Afonso X, o Sábio.
Do médico geral têm partido de outras profissões de saúde (farmacêutico, dentista, cirurgião, etc.) e a começar por finais do século XIX, as diferentes especialidades médicas. Estavam controlados pelo Real Tribunal do Protomedicato, um corpo humano técnico encarregado de fiscalizar o exercício das profissões de saúde (físicos, cirurgiões, boticarios e barbeiros), assim como de exercer uma função docente e atender a criação destes profissionais. Criado pela Espanha em 1477, ao longo do século XVI, estendeu-se às colônias, fundada em 1570 e os primeiros protomedicatos do México e do Peru.
Ao longo do século XVIII há registro oficial da figura do médico titular (assim como denominados médicos de partido ou municipais ou de caridade), como profissional que trabalha exclusivamente para uma cidade ou de um público como funcionário alternativo. No século XIX, mantiveram-se duras condições de trabalho no meio rural: clássicos honorários às vezes pagos em espécie ou em serviços, dispersão dos pacientes, isolamento profissional, e a falta de recursos pra saúde.
No século XIX se questiona as vantagens e desvantagens da formação da “clínica das famílias ou poli-clínicas” de frente para o ensino da “clínica pública ou hospital”. Destacando-se o ensino à cabeceira dos doentes, em razão de “não basta contar as doenças, é necessário vê-las”.
, Definindo, posteriormente, inmensuráveis regulamentos pra tua regulamentação. Atualmente, persiste a categoria profissional do Corpo de Médicos Titulares, que agrupa os funcionários com tarefas médicas assistenciais dependentes da Administração. Em 1894 se regula a construção de “patentes”, que serviam como licença pra exercer dentro do sindicato dos Médicos Cirurgiões, e como o imposto profissional.
- As algumas qualidades exigidas para ser eleito senador: – Ter a idade de 30 anos,
- A expulsão do embaixador dos EUA Joel R. Fisher
- seis Argumento a silentio
- FIBRA HD (FIBRAHD)
Havia 7 classes de patentes de apoio populacional, o que repesentaba que, ao exercer a profissão em instituída cidade pagava em atividade de teu número de habitantes. Os médicos rurais, envolvendo a comunidade onde exerciam. Tentavam definir os defeitos que surgiam (modelo: epidemias) assumiam atividades de medicina boa e as medidas de higiene individual e coletiva. Também denunciavam as carências sócio-sanitários da administração local, e dedicavam seus esforços pros mais desfavorecidos.
Na verdade, o objetivo era impossibilitar que Aguirre continuasse no comando e evitar que pudesse fundar as cidades que ele tinha planejado. Esta interferência da Inquisição provocou a resolução do vice-rei, que era quem o havia designado para o cargo.
O 1 de abril de 1569 Aguirre se viu grato a renegar diante do Santo Ofício da Inquisição de Lima, de muitas afirmações que ele tinha feito antes. Reconheceu que as fez sem ânimo de ofender a Deus e com ignorância e que haviam sido escandalosas.