A energia solar em Portugal é uma fonte de energia renovável que está em uma fase avançada de desenvolvimento, instalação e utilização. Pode-Se subdividir em dois tipos, nomeadamente: energia solar fotovoltaica e energia solar térmica. Tudo isso contribuiu para que Portugal fosse a princípio um dos primeiros países a nível mundial em busca, desenvolvimento e aproveitamento da energia solar.
, Por causa uma legislação favorável, Portugal foi, em 2008, um dos países com mais potência fotovoltaica instalada do mundo, com 2708 MW instalados em um único ano. Não obstante, regulamentações legislativas posteriores pararam a implantação dessa tecnologia. Estas alterações pela legislação do setor ralentizaron a construção de algumas usinas fotovoltaicas em anos sucessivos, de tal maneira que, em 2009, foram instalados somente 19 MW, em 2010, foram instalados 420 MW e em 2011 354 MW.
apesar do arrefecimento pela implantação de energia solar em Portugal, a potência instalada neste instante atuou em vários recordes em anos recentes. Assim, em junho de 2013, a energia solar produziu mais eletricidade do que o gás. A energia termossolar de concentração teve um inesquecível desenvolvimento em Portugal entre 2008 e 2013. Porém, não foram criadas recentes centrais nesse tipo a partir de sendo assim. 4,quatro % da eletricidade em Espanha e produzindo 791 gigavatios-hora (GWh).
- Graduado em Pedagogia Universitária
- MONTAÑO Balderrama Celso. Personalidades punateñas: Bibliografia, Cochabamba 1998
- Victorvizcaino (conversa) 04:32 18 dez 2008 (UTC)
- 1964: Jainal Antel Saí, Jr., terrorista filipino (f. 2007)
- cinco Declaração de competição
- A Câmara de Lisboa vai ser desenvolvida 770 casas sociais
A isto se somou a máxima cooperação de formação solar, ao carregar esta tecnologia em uma faixa de horário 9,4% da demanda total do estado. As usinas termo-solares conseguem fornecer de forma contínua durante o dia e manter-se a injectar energia pra rede ao longo da noite. As centrais com prática de armazenamento fornecem eletricidade no pico de procura da tarde e noite, e apresentam uma curva de geração muito parecido à curva de procura em Portugal.
Portugal é um dos países da Europa com superior irradiação anual. Isso faz com que a energia solar seja por esse estado mais rentável do que em outros. Mas, durante a década de 1980, o mercado fotovoltaico em Portugal se cingiu ao abastecimento de aplicações isoladas. Não foi até 1993, quando foi possível instalar outros quatro sistemas de ligação à rede, cada um de 2,sete kWp, em habitações particulares de Pozuelo de Alarcón. Ao não existir uma legislação específica que os regulase, encontravam-se em uma espécie de vácuo bacana.
Trinta e 60 pesetas (0,dezoito e 0,trinta e seis €) por kWh vertido pra rede, para sistemas com potência nominal superior e inferior a 5 kWp, respectivamente. 0,44 € por cada kWh fotovoltaico que se injeta na rede. Devido a esta regulação, em Portugal, foi no ano de 2008 um dos países com mais potência fotovoltaica instalada do universo, com 2708 MW instalados em um único ano.