No inverno, mais do que nunca, precisará encontrar-se em um prazeroso estado físico para combater os vírus e bactérias que ameaçam o sistema imunitário. “Não tenho dúvida de que conduzir uma alimentação organizada e, claro, saudável é uma garantia pra ter um estado de saúde melhor. Como em descidas de defesas afeta uma alimentação inadequada?
Por sua fração, Moñino aponta que o nosso corpo possui de reservas de vários nutrientes primordiais para o ótimo funcionamento do sistema imune. Para os momentos pontuais em que a nossa alimentação não é tão saudável como deveria. “Contudo, se comemos mal, de forma sustentada no tempo, o sistema imunitário podes ressentir-se.
Além do mais, novas doenças podem afetar a resposta imune, como acontece pela diabetes, se o paciente não tem sob moderação tua doença”. Em geral, qualquer alimento que possa ser saudável e de temporada poderá ajudar-nos a avigorar a saúde. Mas, mais do que focar em consumir um alimento específico, temos que buscar seguir uma dieta variada e equilibrada. E para esta finalidade, queremos decantarnos da dieta mediterrânea. Entre as frutas da data, notabilizam-se as laranjas e as tangerinas, mandarinas, citrinos com um elevado tema em vitamina C (antioxidante natural).
Também é possível aumentar o consumo nesta data de kiwi, abacaxi e as primeiras morangos da estação. As acelga, espinafre, escarola, couve, rabanetes, alho-poró são as verduras típicas do inverno. De que maneira se beneficia da saúde o caldo, uma das receitas “estrela” dessa estação? “Esta preparação culinária facilita a hidratação no inverno, época do ano em que o sentimento de sede é menor.
Outra vantagem é que nos auxílio a preparar pratos de verduras e legumes. Um ponto contra é que é uma referência essencial de sal. Assim sendo, se optar por um caldo de imediato preparado, precisa escolher o que tenha menos de 0,oito gramas de sal por cem ml”, destaca o presidente do Codnib.
- Suco de laranja (250 ml.)
- Depressão pós-parto
- sete 7. Vinagre de maçã e Limão
- Sensações que penso sendo assim aproveite você para a tua música…
De todas as maneiras, Villarino adverte de que não temos que mitificar um único alimento. As leguminosas, fonte natural de fibra, tendem a ser mais consumidas no inverno. Além de os grão-de-bico e lentilhas, queremos recorrer às favas, ervilhas e tirabeques. “Este grupo de alimentos é abundante em proteínas de origem vegetal. Incluí-lo na dieta de modo usual é o adequado, não devendo abandonar o seu consumo no decorrer das algumas estações do ano”, diz a especialista do Codinma.
“em Relação às tuas formas de consumo no inverno, temos uma vasto abundância de preparações: com mexilhões, bacalhau, legumes ou com pequenas quantidades de carnes ou frios. Mesmo com um ‘fácil’ refogado”, indica Moñino. Nozes, amêndoas e avelãs são capazes de completar uma alimentação variada, nos meses de gelado. 1. Ter em conta o consumo de frutas e legumes, priorizando aquelas de temporada para assegurar a sua frescura.
Não esquecer de legumes, quem sabe mais demandadas no inverno, porém uma opção perfeita para qualquer data do ano. 2. Levar uma alimentação variada e equilibrada. Entre os nutrientes relevantes pro funcionamento normal do sistema imunitário estão o ácido fólico, as vitaminas A, C, B6 e de minerais como o ferro, o cobre e o zinco.