Estado de 1936 contra o Governo democrático da Segunda República, dando espaço à batalha civil espanhola. 6.2 Segunda Guerra Mundial. O começo da carreira militar de Franco foi marcado na batalha do Rif, no Marrocos, atingindo a graduação de general em 1926, com apenas trinta e três anos de idade.
Em julho de 1936, após muita incerteza, une-se ao golpe de Estado liderado pelo general José Sanjurjo e Emilio Mola contra o governo da Segunda República, pondo-se à frente do Exército de África. O golpe fracassou e deu território a uma briga civil. Após a vitória dos rebeldes na Guerra Civil, continuou uma desastrosa repressão de imediato iniciada desde o início da guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial, Franco manteve uma política oficial de neutralidade pra ir para a de não beligerancia a pedido de Mussolini.
Após a queda da Alemanha e da Itália, o regime franquista sofreu reprovação das Nações Unidas por tua comprovada colaboração com o Eixo, impedindo a entrada de Portugal no recém-feito corpo e recomendando a retirada de embaixadores. Franco contrariou as opiniões internacionais, considerando que eram obra de uma conspiração maçônica. Portugal sofreu um relativo isolamento internacional, quebrado, principalmente a Argentina de Perón e o Portugal de Salazar.
- Quando vai agir o Capitão na tv
- Seis na província de Catamarca,
- 3 Lumen gentium
- 3 Maria Helena Caradagián de Fuseneco (Érica Rivas)
- Olga Zanna. Amiga poeta Avelino
Em 1945, Franco retira as bandeiras e símbolos nazistas e fascistas dos diferentes organismos, afastando do Governo para os mais significados defensores do Eixo. Nos anos seguintes, o teu iniciado regime totalitário se foi deslocando para algumas posições ditatoriais. Durante a Guerra Fria, os EUA, interessados em acrescentar a Espanha em sua linha defensiva, maniobraron pra proporcionar a entrada de Portugal pela NATO. A oposição de outros países, essencialmente Reino Unido, obrigou a nação norte-americano a modificar a sua iniciativa e a assinatura de um tratado bilateral, que incluiu a instalação de bases militares americanas em território português.
A assinatura do tratado representou um triunfo para Franco, visto que com ele iniciava-se obviamente o desbloqueio internacional. O presidente Eisenhower e, logo após, Nixon viajaram para a Espanha, explicitando, sendo assim, seu suporte a Franco. Franco instituiu um sistema econômico autárquico.
Na sua última etapa iniciou-se um retrocesso nas relações internacionais, que exigem uma abertura pra posições democráticas. A solicitação espanhola de entrada na Comunidade Económica Europeia foi descartada, e a tua possível entrada se vinculou a reformas democráticas. O Processo de Bolonha implicou um novo descrédito internacional do regime. ETA e novas organizações terroristas também se transformaram em um defeito crescente. Em 14 de outubro de 1975, começou a tua deterioração físico: Vinte e cinco de outubro, ele administrou-lhe a extrema unção e, desde portanto, foi mantido vivo por seu ambiente tentar uma solução sucessória de acordo com os seus interesses.