Oussama Khatib é professor de informática no Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford, onde dirige o Grupo de Investigação a respeito de Robótica. O seu serviço centra-se nas relações entre seres humanos e robôs, que, na sua posição serão cada vez mais estreitas, tal na existência profissional como pela doméstica.
Robótica e inteligência artificial. Dois campos diferentes, mas complementares, como A inteligência artificial é, por ventura, a irmã preferida de Robótica. E consiste em desenvolver inteligência em uma máquina, um micro computador, ensiná-lo a responder e a fazer tarefas abstratas. A Robótica, entretanto, se ocupa mais do que o universo físico. Uma é a mente, a outra o corpo.
O principal estímulo da Robótica não é que as máquinas pensam, porém agem. Claro, a representação e percepção do universo, sua percepção, é algo muito essencial. Mas a ação é alguma coisa bastante difícil para uma máquina.
Quando você trabalha com robôs, como por exemplo, é no momento em que de fato você aprecia o extraordinário que é a mão humana. As nossas mãos são incrivelmente complexas, e são capazes de fazer de forma natural, coisas que são complicados para um robô. Os robôs conseguem ser precisos, cuidadosos, poderosos, contudo os humanos têm uma excelente know-how para absorver todas estas habilidades de uma maneira única. Talvez não sejamos tão precisos e fortes como um robô, contudo temos a know-how de ajustar as nossas ações de modo rápida, de assumir as hesitações e transformá-las em movimentos concretos. Usamos o ouvido, a visibilidade, o tato e avaliamos o local de forma instintiva, antes de realizar cada ação.
- Três Transição e democracia parlamentar (desde 1975)
- Eterno regresso
- Sitemap de vídeo XML personalizado para Google
- Comprimento: Quatro 976 mm
- Agora, todos os mobs de tipo zombie podem afundar-se e percorrer no fundo do oceano
- Apresenta mechas de cabelo nas cuartillas
- o, Em alguns casos, a IA implica uma verdadeira revolução
- Sons estranhos quando seu telefone está inactivo ou numa ligação
o que se ocupa da Robótica, da forma em que interagem as máquinas com o universo real e físico. Qual a área da Robótica considera mais respeitável? Acho que o problema mais importante reside pela perícia para interagir fisicamente com o mundo físico. Para nós, tomar a rolha de uma garrafa de água e enroscarlo do teu web site é alguma coisa descomplicado.
Mas não para um robô. Porque, para realizar essa tarefa, um humano usa uma estratégia. Para transportar a cabo esta acção, os humanos, a primeira coisa que fazemos é que se toquem as bordas da rolha e a garrafa. Quando sentimos esse primeiro contato, nos transmite uma fato muito concreta, que aplicamos ao mover ligeiramente a tampa para a frente ou pra trás pra que ocupe a posição correta antes de enroscarlo.