A Wicca (pronunciado /ˈwɪkə/) é uma religião neopagã, vinculada com a feitiçaria e algumas religiões antigas. Foi construída pela Inglaterra durante a primeira metade do século XX, e foi apresentada ao público em 1954 por Gerald Gardner, um funcionário aposentado britânico.

Se baseia em um conjunto de muitas crenças pagãs e práticas herméticas do século XX, por sua infraestrutura teológica e prática ritual. A palavra witch deriva do inglês da Idade Média wicche, do idioma anglo-saxão wicce ( / wɪttʃe /) (feminino) “bruxa” e “wicca” ( / wɪttʃɑ /) (masculino) “sábio”.

Não tem nenhuma autoridade central. As tradições fundamentam-se em novas crenças, princípios e práticas esboçadas originalmente entre os anos de 1940 e 1950 por Gardner e Doreen Valiente, tal em livros publicados, como em ensinamentos secretos escritas e orais compartilhadas com seus iniciados.

Existem várias variações na estrutura, e a religião cresce e evolui com o tempo. É dividido em um número de diferentes linhagens, covens e tradições, cada uma com sua própria estrutura organizacional e o grau de centralização. Por causa tua natureza descentralizada, há um direito desacordo sobre o que de fato constitui a Wicca.

Algumas tradições, coletivamente Wicca convencional britânica seguem restrita a linhagem iniciático de Gardner e consideram que o termo “Wicca” só tem que botar-se às tradições semelhantes, sempre que que as novas tradições, conhecidas em teu conjunto como Wicca eclética, não. A Wicca é duoteista, a adoração de uma Deusa e um Deus, vistos como a Deusa da Lua e o Deus cornífero, respectivamente. Essas deidades são capazes de ser considerados um henoteísmo.

Assim, por ter muitos aspectos divinos diferentes, podem por sua vez ser identificadas com diferentes divindades pagãs de vários mausoléus históricos. Por esta causa, faz-se referência às vezes as divindades como a “Grande Deusa” e o “Grande Deus Cornífero”, com o adjetivo “vasto”, que conota uma divindade que contém muitas algumas divindades dentro de tua própria natureza. Estas duas deidades são diversas vezes vistas como facetas de uma divindade panteísta superior, que é considerada como uma potência ou um recurso impessoal, em território de uma divindade pessoal.

Enquanto o duoteismo ou biteismo é tradicional pela Wicca, as crenças da Wicca são tão amplas que irão desde o politeísmo, o panteísmo ou monismo, ao Deusa monoteísmo. A história da Wicca tem sido objeto de imenso debate. Esta religião foi a público na primeira vez em Inglaterra, por ação de um funcionário público aposentado e ocultista chamado Gerald Gardner. Em 1954, ele publica Witchcraft Today (Bruxaria de hoje), uma vez que foram abolidas as últimas leis que tencionavam a bruxaria no nação anglo-saxão. Autores como Aidan Kelly são rebatido, durante anos, essas afirmações e argumentam que os ritos foram inventados totalmente por Gardner, com empréstimos da magia cerimonial e ordens ocultistas como a Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn).

  • Registado em: 16 set 2008
  • Não há exceções
  • NY Cosmos: Reaparece o ex-racinguista Szetela
  • três Eventos durante os governos provisórios de 1840 e 1841
  • quatro Synthesis Tour

Ademais, Gardner teve amizade com o ocultista Aleister Crowley, pouco antes da morte do mesmo, pelo que, em décadas posteriores, chegou-se a especular sobre a ajuda do ocultista no desenvolvimento de alguns rituais. Outros autores, como Philip Heselton, Doreen Valiente ou Isaac Bonewits, sinalizam para grupos reconstruccionistas do começo do século XX, mais do que pra uma antiga religião pagã totalmente intacta. Doreen Valiente, por sua vez, foi grande sacerdotisa de Gardner e trabalhou com ele pra trabalhar com textos rituais, porém, por divergências se distanciou do autor e pesquisou sobre isso bruxaria antiga, da mesma forma algumas tendências modernas.

Golden Dawn, a Margaret Murray, nem a nenhuma das referências citadas, o que podes apontar a vivência de um antigo círculo localizado em New Forest, como a compilação de numerosas referências de bruxaria usual por parte de Gardner. Os crença comemoram o dia do Orgulho Pagão Mundial no dia 30 de junho, com diversas outras religiões de feitio pagão.

A wicca gardneriana é uma religião mistérica e iniciática. Para participar, é necessário dar início-se em um grupo (círculo ou coven), onde se recebe o ensinamento da tradição, que está sujeita a juramento de segredo. A partir dos anos 60, aparecem outros ramos decorrentes dos conhecimentos da Wicca gardneriana. Nos EUA, a Wicca foi introduzida pelo autor Raymond Buckland, iniciado gardneriano. Com a publicação de seus livros estendeu-se o interesse pela religião em todo a nação. Enquanto diversos estavam iniciados, outros profissionais recolher e/ou formar os seus próprios rituais a começar por Buckland e de algumas referências que começaram a ser publicados abertamente.