O sal comum ou sal de mesa, popularmente chamado de sal, é um tipo de sal chamado cloreto de sódio (ou cloreto de sódio), cuja fórmula química é NaCl. O consumo de sal altera o comportamento frente aos alimentos, visto que é um gerador do apetite e estimula a sua ingestão. Emprega-Se fundamentalmente em duas áreas: como tempero de alguns pratos e como conservante nos salgados de carne e peixe (mesmo de alguns legumes), como este na elaboração de certos picles.
Desde o século XIX, o emprego industrial do sal se diversificou e intervém em muitos processos, como, como por exemplo, pela indústria do papel (hidróxido de sódio -NaOH-), a elaboração de cosméticos, a indústria química, e desta forma por diante. No século XXI, a elaboração mundial de sal total destinada ao consumo humano não alcança 25 por cento da criação total. O sal é a única rocha que é comestível pro ser humano, e é provavalmente o mais antigo condimento.
a Tua importância para a existência é tal que tem marcado o desenvolvimento da história em diversas ocasiões, e continua movendo as economias e é equipamento de impostos, monopólios, brigas, etc. Foi mesmo um tipo de moeda. No século XXI, as dietas procuram acrescentar menos sal em suas composições, e os novos sistemas de conservação (pasteurizadores, refrigerados e congelados, alimentos embalados a vácuo, etc.) que permitem impedir por completo o emprego da salga sobre os alimentos.
O sal é um condimento barato e que poderá ser conseguido com facilidade em qualquer loja ou mercado. O cliente está em três formatos: fina, gorda ou em forma de flocos (esta última é geralmente utilizado pela alta cozinha). Comercializa também de 2 tipos: como o sal refinado, a mais comum, na forma de cristais homogêneos e brancos, e como o sal não refinado, cujos vidros são capazes de ser mais irregulares e menos brancos.
Ao longo do Império romano, foram pensados pela Europa rotas específicas para descomplicar o marketing de sal entre diversas regiões; tendo como exemplo, em Roma, e tem origem em uma rota destinada ao transporte de sal, denominada Rodovia Salaria. Outros exemplos conseguem ser vistos bem como na Alemanha, com a Alte Salzstrasse, ou pela França, com a Route du Sel. Os interesses existentes entre os mercadores e os diferentes Estados têm gerado diversas disputas pra controlar não apenas os depósitos salinos, todavia assim como os mercados de sal. A etimologia de determinadas palavras apresenta exemplos claros da relevância que teve o sal na antiguidade.
- o mais querido para o cabelo é prescindir do shampoo: Errado
- É uma oportunidade: de assimilar, de notar e de falar sobre este tema com algumas pessoas
- 3 Últimas revisões
- 2 Como verificar o rostro2.1 Ponto 1: Mede a frente
- dois / vinte
- Existem inmensuráveis tipos de iluminadores de acordo com o formato e o acabamento desejado
- 3 As festas a Negrito: a primeira letra cartaginesa
- Isso é recolher partido
O sal era essencial no Mediterrâneo e se elaborava um molho de peixe em salmoura muito popular chamada garum, cuja receita foi posteriormente esquecida pela culinária ocidental. Com o passar dos séculos, era tal a credibilidade do mercado de sal que alguns governos europeus tornaram-no um monopólio estatal e, inclusive, cobram impostos. No decorrer da vitória da América, os centros de geração de sal se transformou em um dos objectivos significativas a domar.
A colonização europeia da América do norte teve a intenção de copa e gerar outras referências de elaboração de sal. As atividades de pesca fizeram com que a busca de sal pela américa do norte na América e que fosse vital procurar novos mercados pra estender o comércio do peixe em salmoura. No decorrer da competição da liberdade dos Estados unidos, o sal teve um papel fundamental pra controlar as tropas das “colônias rebeldes”. Ao mesmo tempo, no tempo que vai do século XVII até o XX, foi crescendo o número de partidários contra o consumo exagerado de sal. A suporte cristalina criada por 2 íons tem menos energia do que os íons separados, e esta é uma garantia de estabilidade.
O NaCl tem uma infraestrutura cristalina cúbica de corpo humano tão acessível que pode ser achado normalmente em livros de química como um modelo ilustrado fácil e pedagógico de rede cúbica. São capazes de fazer desenvolver-se cristais de sal no laboratório (um modo válido pra esse fim é o modo Esteve-Stockbarger). O sal puro não tem propriedades higroscópicas, e quando as tem, estas propriedades precisam-se à presença de traços de cloreto de magnésio ou de novas impurezas.