Quando nos comprometemos a iniciar uma dieta, a primeira coisa que carecemos ter em conta é se você de fato necessitamos perder calorias. Essa resposta só você pode doar um profissional depois de pesquisar o nosso peso e hábitos alimentares, igualmente aconselha Manuel Moñino, presidente do Colégio Oficial de Nutricionistas-Nutricionistas de Illes Balears, e pesquisador em CIBEROBN, do Instituto Carlos III.
porém, somos acostumados cometer uma série de erros que, algumas vezes, não produzem os efeitos que desejamos. Um deles é o que diz Gemma Lojista, porta-voz do Colégio Oficial de Nutricionistas e Nutricionistas da Comunidade Valenciana (CODiNuCoVa) ao evidenciar que “a dieta é um estilo de vida, não significa passar fome”.
Para entender os hábitos adequados para seguir uma dieta de redução de peso, antes devemos saber o que faz mal. A chegada do verão traz a popular operação biquíni e isso leva a uma vontade urgente de recolher de cima os quilos ganhos no inverno. Esta pressa para perder calorias é o que cria a idéia errada de que fazer “práticas alimentares estranhas”, como as denomina Moñino, nos ajudará a perder peso em pouco tempo.
- Quatro Produção e economia
- um ovo inteiro + um clara de ovo
- 3 – Antes de deitar tome um suco de fruta natural
- Proteína para Perder Peso
Não botar-se nas mãos de profissionais. Fazer a dieta por um tempo acordado e não variar os hábitos alimentares. Acreditar que estará dieta é “ir fome”. Restringir as calorias muito. Comprar alimentos pouco ou nada saudáveis para que outros familiares os comam. Não modificar os hábitos de toda a família. Não fazer exercício físico.
Recusar-se a visitar a outros profissionais, tendo como exemplo, um psicólogo. Sua obsessão com a perder quilos. Como consequência destes e de outros defeitos, pode suceder que, distante de obter o resultado desejado, enfim acabamos ganhando peso, em vez de perdê-lo. Isso pode talvez processar-se por não combinar a dieta com atividade física, ou visto que as quantidades na alimentação são maiores do que as previstas. Ao contrário do que se pensa, outro porquê poderá ser fazer muito exercício físico, já que isto faz com que aumente o apetite e o tecido muscular, no momento em que a intenção é restringir o excesso de gordura corporal.
Quando se apresenta esta ocorrência, em que se observa um aumento do peso ou as diretrizes de uma dieta parecem impossíveis de seguir, várias vezes recorre-se a novas ajudas, como remédios que garantem a perda de peso. “A maioria deles carece de evidência científica e só são capazes de ser prescritos por médicos. Além do mais, se deixarmos nas mãos de remédios tarefa, como queimar gordura, improvavelmente se aprende a transportar um hábitos de vida saudável”, indica Lojista.