Eleutério Brito Aragão, mais conhecido como Eduardo Brito (vinte e um de janeiro de 1906 – cinco de janeiro de 1946) foi um cantor barítono de ópera e opereta dominicano. É considerado como o cantor nacional da República Dominicana. Nasceu em vinte e um de janeiro de 1906, pela seção Branco de Luperón, Puerto Plata. Era filho de Glória Aragonês e Juliano Brito.

em três de novembro de 1929, aos vinte e quatro anos, casou-se com a estrela Rosa Elena Bobadilla. Desse casamento nasceram dois filhos. Na década dos anos 30, Eduardo Brito se apresentou em todos os países do Caribe Hispânico e fez em Nova York históricas gravações como “A mulatona” e “Lúcia”, esta última com letra de Joaquín Balaguer.

Por estes anos, o compositor cubano Eliseo Grenet, diretor de uma companhia de zarzuelas ficou impressionado com o jovem cantor e lhe contratou para que integrasse quota do elenco durante uma turnê pela Europa. Também registrou com sua voz num acetato da zarzuela “Falcões” composta por Jacinto Guerreiro.

Em 1944, estando em Nova York, começou a perder faculdades vocais e, ao descobrir-se numa má situação econômica, tua irmã gerenciou o teu retorno à República Dominicana . Em um local remoto, no nordeste da ilha de Santo Domingo, no momento em que o século XX, cumpriu o primeiro de cinco anos, nasceu Eleutério Brito em berço humildísima.

Um dos quatro filhos que a tropezones cresceram sob o peso das limitações económicas, afastados dos meios de transmissão da cultura artística e literária. Não foi até depois de cumpridos os dez anos de idade que Eleutério, como consequência da separação de seus pais, vai viver a Puerto Plata. Lá, alguns anos depois, no momento em que agora descobriu o dom de tua voz prodigiosa, escapa do lado de sua mãe e começa a dar-se a compreender em Santiago de los Caballeros como o material para engraxar os sapatos, que ele canta. Finalmente, a sua voz leva-o ao encontro de músicos com reconhecido prestígio pela localidade e canta no Café Yaque, onde recebeu vasto sucesso. Sofria de sífilis cerebral e esse desgosto lhe produzia delírios e distúrbios nervosos.

  • Redução do stress ao tomá-la, por acréscimo de energia ao consumi-la nas manhãs
  • Prevenir escorbuto, pólio e hepatite
  • Adoçante natural se é o teu amo
  • Quinua + dois amêndoas

Por essa desculpa, recebeu, entre 1942 e 43, diversas injeções de bismuto. É uma fase muito penosa de sua vivência, o que só terminaria com tua morte, que aconteceu em 5 de janeiro de 1946, em manicômio de Nigua. O doutor Apolinário dos Santos (Sancas), um dos psiquiatras que o conheceram no Manicômio de Nigua, narrou como se reuniam os pacientes pra ouvir a Eduardo quando em seus delírios começava a cantar durante horas.

Também sinaliza pro caso de suas interpretações da ” Ave Maria de Franz Schubert, no tempo em que se banhava nas águas do mar do Caribe na especialidade de Nigua, onde se encontrava internado. Como homenagem póstuma a sua carreira, em um primeiro momento, a sala principal do Teatro Nacional de Santo Domingo, que levou teu nome, passando depois a chamar-se Teatro Nacional, Eduardo Brito.

Em 2012, você coloca o seu nome a uma estação da Linha dois do Metro de Santo Domingo. A partir da portaria 15-2014 da câmara municipal Da Romana, o vereador Wanchy Medina lhe coloca seu nome à antiga Rua da Quinta do setor denominado Vila Pereyra, Da Romana.

Ana rompeu a lacrimejar. Eu esperei que ela se acalme. Pérdóname – citou – eu te gosto, papai. Às doze eu situé no canto instituída pela internet. Eu sou a Dama dos camelos – comentou aproximando-se. Você é da Duma?

Categorias: Saúde