A história da Argentina é a cronologia de eventos desde o começo do primitivo povoamento humano no atual território da República Argentina, até os nossos dias. Inicia-Se com os vestígios mais antigos de seres humanos em solo argentino, detectados no extremo sul da Patagônia, que datam de há em torno de treze 000 anos. As primeiras civilizações agroalfareras se estabeleceram no noroeste do país andino desde o século XVIII. Com a declaração da liberdade em 9 de julho de 1816, e a derrota militar do Império português, em 1824, formalizou-se a vivência soberana.
Em 1833, o Império Britânico tomou posse das Ilhas Malvinas, que era então um quartel militar das Províncias Unidas, cuja restituição tenha reclamado da Argentina a partir de desse modo. Após um duradouro período de competições civis, entre 1853 e 1860 se formou uma república federal, com o nome de República Argentina.
Entre 1862 e 1930, transcorreu um grande período de estabilidade constitucional, em que, por causa uma extenso onda migratória proveniente sobretudo de Itália e Espanha, a população cresceu cinco vezes mais rápido do que o mundo. Depois da derrota em 1982 pela Guerra das Malvinas contra a Inglaterra, a última ditadura entrou em colapso, sendo seus participantes processados por graves crimes contra a humanidade.
- 3 Outros desenvolvimentos econômicos e urbanos
- 6 Reino Unido
- o Que lhe assusta do PP
- — (2009). Memórias (1980-1993): tempo de fazer. Barcelona: Edições Destino
- três Manipulações e viés
- Registado: Vince e seis ago 2006
Em 1983, iniciou-se um grande tempo de democracia que continua hoje. Os primeiros seres humanos que chegaram ao atual território argentino parecem ter chegado para o extremo sul da Patagônia, provenientes do que hoje é o Chile. Os vestígios mais antigos da presença humana se localizam em Pedra Museu (Santa Cruz) e datam de 11 000 a.
C.. Junto com os sítios arqueológicos de Monte Verde (Chile) e Pedra Furada (Brasil) constituem, até o presente momento, os locais de povoamento mais antigos localizados pela américa do Sul. Estes sítios sustentam a teoria do povoamento cedo da América (pré-Clovis). Perto de lá, também é possível ver as pinturas de mãos e guanacos estampadas 7300 a.
C, a Cueva de las Manos (rio Pinturas, província de Santa Cruz). Trata-Se de uma das expressões artísticas mais antigas dos povos sul-americanos e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Pro ano 9000. C. prontamente havia iniciado o povoamento da pampa, em tal grau mais que a zona do Noroeste do estado, começou a ser habitada para o 7000 a.